Semana passada tivemos uma aula bem legal de História. Nosso foco foi os documentos históricos. A aproximação dos alunos com as fontes históricas se deu através da proposta do currículo do Estado. Nela pede-se que o professor trabalhe com os alunos os diferentes tipos de fontes historiográficas. Como uma dos objetivos do Guia de Aprendizagem elaborado pelo Prof. Celso é justamente a valorização do patrimônio histórico cultural e do patrimônio público conseguiu-se aliar o útil ao agradável. O resultado será a elaboração e exposição de um acervo de documentos históricos, composto por documentos e livros antigos.
A Prof. Rosinéia selecionou alguns livros antigos que já faziam parte do acervo da Sala de Leitura da escola, e o Prof. Celso trouxe alguns livros e documentos de seu acervo. A Sala de Leitura foi preparada para que os documentos e livros ficassem disponibilizados para os alunos manusearem com luvas e máscaras. Segue algumas fotos:
Resenha Histórica da Bahia - 1931
O documento maior é um caderno de notas de 1923, o livro aberto a autobiografia do Visconde de Maua de 1946 e o terceiro no canto direito, a Regra de São Bento comentada em francês - 1913.
Caderno de notas de um Armazém do Sul de Minas - 1923
Mais alguns livros antigos. Abaixo a direita, um exemplar da Biografia do Papa Leão XIII de 1939, do acervo do historiador Armelim Guimarães
A Regra de São Bento - 1913
À direita - Livro com os nomes das famílias de Taubaté
À esquerda livro didático de História Geral do Colégio Dom Pedro do Rio de Janeiro de 1936. Abaixo cartões que eram projetados na parede - década de 70.
Livro História de Brazópolis - S/D
Além destes documentos e livros, o acervo que o 6 ano está montando com o professor incluem livros de registro de matrícula da escola da década de 1960, bem como outros livros antigos.
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